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Corrida da Vida

Jogo: Corrida da Vida

 (dividido em vários posts)

 

Como fazer:

Para fazer o tabuleiro, copie a imagem para um editor de texto (Word, por exemplo) e redimensione para o tamanho desejado. Eu tirei cópia no papel A3 para ficar maior. Caso não seja possível, imprima e cole em papel mais duro, como cartolina, papel cartão etc.

Os peões e o dado foram reutilizados de um jogo de tabuleiro que tinha em casa.

 

 

Imagem original: http://www.lanavision.com/walcestari/images/docs/aplicacao_de_conhecimentos/corrida.html

 

Regras do jogo:

Após decidir quem iniciará a partida, joga-se o dado. O evangelizando andará o número de casas correspondentes.  As casas em preto trazem perguntas relacionadas ao cotidiano (ver abaixo). Dependendo da resposta, há um prêmio ou uma punição.

Corrida da Vida (cont)

26 – Você briga com seus irmãos?

Não (Vá para a casa 30)

Só quando ele(a) começa (volte 2 espaços)

Todo dia e toda hora (Volte para a casa 22)


35 – Na escola, você:

a) Só presta atenção nas aulas que você gosta. Nas outras fica conversando e brincando com os colegas. (Volte 3 casas)

b) Procura prestar atenção em todas as aulas (Avance 3 casas)

c) Não presta atenção em nada. (Volte para a casa 27)


39 – Quando você é contrariado, você costuma xingar as pessoas?

a) Sim (Volte 2 casas)

b) Não (Avance uma casa)

c) De vez em quando (Volte uma casa)

 

43 – O que você acha de brincadeiras como tirar a cadeira antes do outro sentar?

a) Não faço, mas acho engraçado (Volte 2 casas)

b) Não gosto desse tipo de brincadeira (Avance uma casa)

c) Gosto e faço (Volte um espaço e perca uma rodada)


45 – Fazer perguntas da aula anterior.

Certo – Avance 3 espaços

Errado – Volte 1 espaço


49 - Você descobre que tem como abrir o cofrinho do seu irmão sem precisar quebrar e sem precisar de chave. O que você faria numa situação assim:

Nada. O cofre não é meu. (Fique onde está)

Pegaria só umas moedinhas de vez em quando. Não iria fazer falta (Volte 3 casas)

Pegaria dinheiro, mas avisaria depois. (Volte uma casa)


53 – As regras de trânsito são aplicáveis a motoristas, ciclistas e pedestres.  Ao atravessar a rua, você:

a) procura atravessar no sinal, nas passarelas, optando pelo mais seguro (avance 2 espaços)

b) atravessa em qualquer lugar. Se não houver sinal, corre. (perca sua vez)

c) Depende do momento e do horário (volte um espaço)

Continua...

Corrida da Vida (cont)

56 – Você precisa subir pro seu apartamento de escada. No caminho, encontra uma senhora com compras na mão. O que você faz:

Nada. Passa direto (Volte 2 casas)

Oferece ajuda (Avance 3 casas)

Chama alguém para ajudá-la. (Fique onde está)

62 – É seu aniversário e você ganhou um presente que não gostou. O que faz:

a) Não fala nada, mas faz uma cara... (Volte uma casa)

b) Agradece (Fique onde está)

c) Dependendo de quem deu o presente, reclama na hora. (Volte 2 espaços)

67 – Você caiu numa área duvidosa. Volte 2 espaços.

 

IMPORTANTE: O evangelizador deve destacar    que o mais importante nesse jogo não é ganhar e sim refletir como agiríamos em situações semelhantes. Isso porque algumas vezes mais de um jogador cairá na mesma casa e já saberá o ‘prêmio’ ou o ‘castigo’. Fizemos esse jogo com o Terceiro Ciclo e foi muito legal, eles conseguiram captar bem o espírito da coisa.

 

Conclusão:

Usamos esse jogo na nossa aula sobre reencarnação e como encerramento, lembramos que a nossa vida é feita de escolhas. E são as nossas escolhas que vão determinar o que somos hoje e como seremos na nossa próxima encarnação.

 

Outros temas possíveis: Amor à verdade, Liberdade e limites;  Relações do homem com a sociedade.

                                    Que mais você sugere? 

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