Corrida da Vida

Jogo: Corrida da Vida

 (dividido em vários posts)

 

Como fazer:

Para fazer o tabuleiro, copie a imagem para um editor de texto (Word, por exemplo) e redimensione para o tamanho desejado. Eu tirei cópia no papel A3 para ficar maior. Caso não seja possível, imprima e cole em papel mais duro, como cartolina, papel cartão etc.

Os peões e o dado foram reutilizados de um jogo de tabuleiro que tinha em casa.

 

 

Imagem original: http://www.lanavision.com/walcestari/images/docs/aplicacao_de_conhecimentos/corrida.html

 

Regras do jogo:

Após decidir quem iniciará a partida, joga-se o dado. O evangelizando andará o número de casas correspondentes.  As casas em preto trazem perguntas relacionadas ao cotidiano (ver abaixo). Dependendo da resposta, há um prêmio ou uma punição.

Perguntas:

4 – Você está com a viagem dos seus sonhos marcada, mas com o caos nos aeroportos, ela está por um fio. O que você faria numa situação assim?

a) Torceria para conseguir viajar (Fique onde está)

b) Discutiria com o funcionário da companhia área, pois é obrigação deles arrumar um vôo para você (Volte 2 espaços)

c) Não há nada a fazer (Fique onde está)


8 – Na escola, todos tiram sarro de um colega. O que você faz?

a) O mesmo (Volte 2 espaços)

b) Tento convencer o pessoal a parar, pois sei que ele fica ofendido e chateado (avance 3 espaços)

c) Nada (Fique onde está)


16 – Com que freqüência você come salada e outros elementos saudáveis?

Sempre (Avance 2 espaços)

Nunca (Volte 2 espaços)

Às vezes (Avance um espaço)


21 –  Fazer perguntas da aula anterior.

Certo – Avance 3 espaços

Errado – Volte 2 espaços

 

(continua)

Corrida da Vida (cont)

26 – Você briga com seus irmãos?

Não (Vá para a casa 30)

Só quando ele(a) começa (volte 2 espaços)

Todo dia e toda hora (Volte para a casa 22)


35 – Na escola, você:

a) Só presta atenção nas aulas que você gosta. Nas outras fica conversando e brincando com os colegas. (Volte 3 casas)

b) Procura prestar atenção em todas as aulas (Avance 3 casas)

c) Não presta atenção em nada. (Volte para a casa 27)


39 – Quando você é contrariado, você costuma xingar as pessoas?

a) Sim (Volte 2 casas)

b) Não (Avance uma casa)

c) De vez em quando (Volte uma casa)

 

43 – O que você acha de brincadeiras como tirar a cadeira antes do outro sentar?

a) Não faço, mas acho engraçado (Volte 2 casas)

b) Não gosto desse tipo de brincadeira (Avance uma casa)

c) Gosto e faço (Volte um espaço e perca uma rodada)


45 – Fazer perguntas da aula anterior.

Certo – Avance 3 espaços

Errado – Volte 1 espaço


49 - Você descobre que tem como abrir o cofrinho do seu irmão sem precisar quebrar e sem precisar de chave. O que você faria numa situação assim:

Nada. O cofre não é meu. (Fique onde está)

Pegaria só umas moedinhas de vez em quando. Não iria fazer falta (Volte 3 casas)

Pegaria dinheiro, mas avisaria depois. (Volte uma casa)


53 – As regras de trânsito são aplicáveis a motoristas, ciclistas e pedestres.  Ao atravessar a rua, você:

a) procura atravessar no sinal, nas passarelas, optando pelo mais seguro (avance 2 espaços)

b) atravessa em qualquer lugar. Se não houver sinal, corre. (perca sua vez)

c) Depende do momento e do horário (volte um espaço)

Continua...

Corrida da Vida (cont)

56 – Você precisa subir pro seu apartamento de escada. No caminho, encontra uma senhora com compras na mão. O que você faz:

Nada. Passa direto (Volte 2 casas)

Oferece ajuda (Avance 3 casas)

Chama alguém para ajudá-la. (Fique onde está)

62 – É seu aniversário e você ganhou um presente que não gostou. O que faz:

a) Não fala nada, mas faz uma cara... (Volte uma casa)

b) Agradece (Fique onde está)

c) Dependendo de quem deu o presente, reclama na hora. (Volte 2 espaços)

67 – Você caiu numa área duvidosa. Volte 2 espaços.

 

IMPORTANTE: O evangelizador deve destacar    que o mais importante nesse jogo não é ganhar e sim refletir como agiríamos em situações semelhantes. Isso porque algumas vezes mais de um jogador cairá na mesma casa e já saberá o ‘prêmio’ ou o ‘castigo’. Fizemos esse jogo com o Terceiro Ciclo e foi muito legal, eles conseguiram captar bem o espírito da coisa.

 

Conclusão:

Usamos esse jogo na nossa aula sobre reencarnação e como encerramento, lembramos que a nossa vida é feita de escolhas. E são as nossas escolhas que vão determinar o que somos hoje e como seremos na nossa próxima encarnação.

 

Outros temas possíveis: Amor à verdade, Liberdade e limites;  Relações do homem com a sociedade.

                                    Que mais você sugere? 

Parábolas

Incentivação inicial

 

Os evangelizadores deverão perguntar aos evangelizandos de que forma Jesus transmitia seus ensinamentos. Deverão também perguntar e explicar o que são parábolas.

Os evangelizadores deverão ler pausadamente as seguintes parábolas:

 

PARÁBOLA DO SEMEADOR

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

PARÁBOLA DOS TALENTOS

PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO

PARÁBOLA DO CREDOR INCOMPASSIVO

A PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO

PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA

PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA

 

Os evangelizadores deverão explicar o significado das palavras que eles podem não entender (fariseu, publicano, etc...), mas não podem explicar o significado das parábolas.

 

Dinâmica: Jogo da memória

 

Os evangelizandos irão brincar de jogo da memória, utilizando as imagens das parábolas (ver abaixo).

 

Regras:

- O primeiro que acertar o par de imagens, deverá segurá-las e sair do jogo, de modo que todos tenham a chance de acertar pelo menos uma vez.

- Quando todos tiverem com um par de imagens na mão, os evangelizandos irão perguntar a cada um a que parábola corresponde a imagem e o que ela quer nos passar.

- Se o evangelizando acertar,  continua com as imagens. Se errar, será a chance de outro que, acertando, ficará com as imagens. Se ninguém acertar, as cartas voltarão para os evangelizadores

-Ganhará quem tiver mais pares nas mãos

 

Conclusão

 

As parábolas são instrumentos usados por Jesus para passar suas mensagem de maneira a ser entendida pelo povo da época.

 

Jogo da Memória:

 

 Parábola do Bom Samaritano

 

 O Filho Pródigo

 

 Parábola do Joio e do Trigo

 

 Parábola do Semeador 

 

 Parábola dos Talentos

 

 Parábola do Credor Incompassivo

 

 Parábola do Fariseu e Publicano

 

 Parábola da Ovelha perdida

 

 Parábola do Grão de Mostarda

 

Modo de Fazer:

 

Copie as imagens (duas de cada) para um editor de texto (Word, por exemplo). Redimensione para o tamanho desejado.

Lembrar de não copiar o texto, só as imagens.

Imprimir e colar em papel mais duro, como cartolina, papel cartão etc.

Recortar todos do mesmo tamanho.

Como eu tinha uma folha de cartão de visitas em branco, colei nela, para ficar tudo no mesmo tamanho.  

 

Boa aula! 

 

 

[ ver mensagens anteriores ]

O que é isto?
Visitante número: