150 anos de Espiritismo

Amigos,

Essa semana é muito importante para nós, pois comemora-se o aniversário do Livro dos Espíritos e, conseqüentemente, o marco inicial da Doutrina Espírita tal como a conhecemos atualmente. Abaixo, algumas sugestões de atividades:

Caça ao Tesouro:

Sábado passado utilizei com meus evangelizandos da Mocidade uma brincadeira muito legal: Caça ao Tesouro.

Coloquei em vários locais do Centro, dicas escondidas. Cada dica levava a um lugar que continha outra dica, até eles chegarem ao final, onde estava o tesouro. O que está em negrito era o que estava escrito no papel da dica. Em itálico, o local que eles deveriam adivinhar e procurar a dica seguinte. 

1- Estou desejando boas-vindas!  (Mural da Evangelização)

2- Depois de alimentar o espírito, é hora de alimentar o corpo. Sou o suporte para um grande momento do dia. (Mesa do lanche que ocorre depois da aula)

3- Depois de estudar é hora de participarmos de uma transmissão de fluidos. Aonde isso ocorre? (sala de passe)

4 - Ih... Esqueci meu livro. Onde acho um para acompanhar o estudo da Codificação? ("Estante Biblioteca")

5- Há algum tempo atrás, prometeram um mutirão para me organizar e me transformar numa biblioteca. Mas, continuo sendo uma sala quase esquecida. (Uma salinha 'desativada')

6- Sem elas, nosso estudo seria muito mais cansativo. Só temos que tomar cuidado para não relaxar demais e dormir, principalmente nas acolchoadas. (Cadeira)

7- Alguém presta atenção nos avisos? Hoje há um ‘aviso especial’ no local destinado a isso. (Mural de recados)

8- Sou ‘amada’ por todos. Controlo o tempo das atividades e sou um pouco barulhenta. (É uma vaquinha que é timer de cozinha, que uso pra controlar o tempo)

9- Para ‘subir na vida’ é preciso disciplina, estudo, trabalho, dedicação... Isso tudo leva tampo. Mas se você quiser subir na vida exatamente agora, o que deve utilizar? (Escada)

 

Bem, na escada deixei uma caixa com vários Livros dos Espíritos dentro. Como o grupo é pequeno e o livro de bolso custa R$5,00, consegui comprar um para cada um. Na caixa estava escrito: "Parabéns, vocês acabaram de encontrar um tesouro. Eles deverá ser dividido entre todos da Mocidade". Mas, em grupos maiores sei que fica difícil fazer isso, então sugiro que se coloque só um e que a teor da mensagem seja mudado. Depois de sitribuídos os livros, perguntei a cada um por que o livro dos espíritos era um tesouro. Ouvi as opiniões e depois conversamos sobre o início da codificação. Foi bem legal!  

 

Na aula seguinte, que será desse sábado, vou falar um pouco mais da Codificação. Como dinâmica inicial, vou fazer um jogo do estilo "Imagem & Ação" (uso essa dinâmica com contextos diferentes, mas eles sempre gostam e querem mais), usando palavras relativas à Doutrina, tais como:"Reencarnação", "Caridade", "Deus", "Mediunidade", etc. Vou dividi-los em duplas. A primeira dupla sorteará uma palavra e uma pessoa tentará representar em desenho. Caso os outros amigos não consigam a adivinhar, o outro membro da dupla tentará por mímica e assim por diante. Como resgate,  vou trabalhar a respeito das comunicações no início da Codificação. Começou com batidas com as irmãs Fox, depois a cesta de bico, depois as comunicações psicográficas e psicofônicas... Os meios de comunicar variaram, mas a mensagem geral era a mesma.

 

Depois conto se deu certo

[ ver mensagens anteriores ]

O que é isto?
Visitante número: