Prece

Essa aula foi baseada numa dinâmica retirada do site Seara do Mestre. Funcionou muito bem com o terceiro ciclo e com a Mocidade e pode ser adaptada para outros ciclos.


Tema: CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À EFICÁCIA DA PRECE

Conteúdos mínimos: ESE, cap. 27: Pedi e Obtereis, itens 5-8: Eficiência da Prece

 

Dinâmica inicial:

 

Cada evangelizando receberá um pedaço de chocolate e os evangelizadores pedirão que eles o saboreiem, deixem-no derreter na boca, enfim, que comam bem devagar. Os evangelizadores deverão perguntar se gostaram do chocolate e o que aconteceria se engolissem o chocolate rapidamente, sem mastigar, sem saborear.

 

Resgate da dinâmica:

Os evangelizadores vão explicar que, quando fizemos nossas preces sem pensar, com pressa, sem sentimentos, é como comer o chocolate sem sentir o gosto, não fica o gosto em nossa boca, é quase como se não tivéssemos comido.

Se oramos com amor e sinceridade no coração, com calma, pensando no que estamos fazendo, é como comer o chocolate devagarinho, saboreando-o, com vontade, sentindo o gosto do chocolate que fica na boca.

Após explicar o significado das palavras “fariseu” e “publicano”, os evangelizadores deverão ler a parábola e conversar sobre ela.

 

Considerações finais

Os evangelizadores explicarão a importância da prece, pois, embora Deus conheça nossas necessidades, somos providos de inteligência e livre-arbítrio para tentar evitar o mal. Explicarão também que há diversos tipos de prece: de agradecimento, de louvor, de pedido e que há preces espontâneas e decoradas.