Existência e sobrevivência do Espírito

Conteúdos mínimos:

"Do ponto de vista corpóreo e puramente anatômico, o homem pertence a classe dos mamíferos (...). Mas, e a nossa parte que "pensa" e que "sente" de onde vem ? O espírito é o princípio inteligente do Universo. A existência e sobrevivência do espírito é comprovada pelas manifestações mediúnicas, pelas lembranças das vidas anteriores. A Lei de evolução justifica a sobrevivência do Espírito.” – A Gênese,   cap. 10.

Espírito é o princípio inteligente do Universo (...). Não é fácil explicar o Espírito com vossa linguagem. Para vós não é nada, visto que o espírito não é algo palpável, mas para nós é alguma coisa. Sabei bem: o nada não existe”. – O Livro dos Espíritos, parte I, perguntas 23-27

 

Incentivação inicial:

Expor uma planta, um bicho de pelúcia e uma pessoa (um evangelizando voluntário ou um evangelizador). Pedir para que eles discutam as principais semelhanças e diferenças entre esses 3 tipos de seres vivos. Eles devem chegar à conclusão que a inteligência dos seres humanos é proveniente do espírito.

 

Discutindo a existência e a sobrevivência do espírito:

Os evangelizandos se dividirão em 2 grupos e cada grupo receberá a "missão" de convencer um cético da existência do espírito (pode ser um dos evangelizadores ou um convidado). Os grupos receberão um 'kit' com diversas palavras* e eles deverão decidir quais são as mais adequadas para serem utilizadas em sua estratégia de convencimento.

Se houver mais de um evangelizador, um deles deverá percorrer os grupos como suporte na criação de argumentos e o outro, se fizer o papel de cético, deverá questionar o que for apresentado.

 

Trabalhando argumentos:

Os evangelizandos deverão confeccionar um pequeno cartaz para apresentar seus argumentos para o outro grupo.

 

Apresentação final:

Cada grupo irá expor seu cartaz, explicando os argumentos escolhidos.

 

Dependendo da maturidade e conhecimento da turma, funciona a partir do terceiro ciclo.

Plano de aula: "O Corpo, dádiva divina"

 

Objetivo: Reconhecer o corpo como instrumento de evolução do Espírito na Terra, bem como a importância de cuidar do mesmo.

 

Incentivação inicial:

Revisar a aula anterior, com uma explosão de conceitos sobre o espírito, relembrando que a inteligência do Homem é proveniente do Espírito e não da matéria.

Mostrar figura de um cérebro aos evangelizandos, apontando a glândula pineal (epífise) e explicando que ela é o elo de ligação entre o corpo e o Espírito, sendo ainda um mistério para a Ciência., mas que André Luiz, através de Chico Xavier no Livro “Os mensageiros”, nos esclarece alguns aspectos sobre ela.

 

Em seguida, mostrar figuras do corpo humano, comentando o quanto nossa estrutura é complexa e explicando eventuais dúvidas.

 

Jogo: Cuidando do corpo

Dividir a turma em dois grupos. Os evangelizadores deverão apontar nas figuras um determinado órgão e perguntar para os evangelizandos que mal podemos causar a este órgão e como. Por exemplo: apontar o fígado -> pode-se causar cirrose -> como? bebendo em excesso, etc.

 

Funcionou bem com nossa turminha de terceiro ciclo. E você, como trabalha o tema 'corpo'?  

[ ver mensagens anteriores ]

O que é isto?
Visitante número: